O Coletivo dos Encontros na Arte, o museu vivo do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, lança IV Convocatória de Arte Postal, que receberá cartões postais do mundo inteiro até o dia 31 de agosto de 2018. O tema desse ano é: “A flor do Asfalto”, inspirado na poesia “A flor e a náusea” de Carlos Drummond de Andrade.
As produções dos cartões postais deverão ser padronizadas nos seguintes termos: técnica livre, dimensões 10×15 cm, devem ser enviados para o endereço: Rua Antonio Prado, 430, Sousas-Campinas/SP –Cep: 13106-042 – Brasil. Todas as obras deverão ser enviadas com nome, cidade, país de origem e contato. Informações gerais: Coletivo dos Encontros na Arte (facebook) ou pelo e-mail: coletivo.dos.encontros.na. arte@candido.org.br.
Todos os postais serão expostos na Primavera dos Museus, em setembro de 2018, no Museu Cândido Ferreira. O Coletivo dos Encontros na Arte irá divulgar os postais em sua página do facebook. As obras não serão devolvidas e algumas serão escolhidas para compor o Acervo de Arte do Cândido Ferreira, que poderá fazer uso irrestrito da obra e da imagem, inclusive captação de recurso. Quem enviar o cartão postal, estará automaticamente de acordo com estes termos: doação, uso da imagem de sua obra, exposição, distribuição das obras ao público.
A Arte Postal é uma forma de arte que utiliza objetos relacionados ao correio como: selos, envelopes, carimbos, entre outros elementos. Seu início se deu na década de 1960, porém, muito expressiva com artistas de países em regime de ditadura, muitas vezes censurada, ganhou força nas décadas de 70 e 80. O objetivo principal desta arte é a troca sem comércio, de forma democrática, com a proposta inicial de não depender de galerias de arte, jurados e exclusividade em arte.