segunda-feira, 14 de junho de 2010

UMA MULHER NA PRESIDÊNCIA? DEPENDE.

A candidata Dilma disse ontem que está na hora do Brasil ter uma mulher presidente; concordo com ela, acho até que passou da hora, já que somos maioria, e não só numérica. Mas penso que não basta ser mulher, precisa saber ser mulher e presidenta. De nada irá nos adiantar uma mulher, se ela estiver a serviço do sistema vigente. Precisa ser uma mulher que pense nas outras, que raciocine e trabalhe como mulher; que tome decisões, que não tenha medo, que não mude de atitude por conveniência ou pressão. Precisa ser uma mulher que não leve para a presidência suas posturas pessoais a respeito de assuntos que são, ou deveriam ser, da responsabilidade de cada uma/um; que saiba diferenciar a presidência de sua casa; que não queira evangelizar o mundo; que respeite opções. Governar não é dizer o que o povo tem que fazer ou querer; é orientar para que ele possa fazer o que quer e o que precisa da melhor forma possível para toda nação. Governar é administrar, é viabilizar, é organizar, e é, sobretudo, ter responsabilidade sobre seus atos e seu governo; não dá para ser a última a saber do que acontece nos bastidores do Planalto ou dos ministérios. Governar não é mandar; governante não é dona/o, é empregada/o do estado e sustentada/o pelo povo.



Uma mulher presidenta terá que pensar em todas as outras mulheres o tempo todo e não só na época de campanha, justamente, porque somos maioria. Foi patética a convenção petista para lançamento da candidatura da Dilma; uma apelação miserável. Dilma e seus defensores, todos homens, doidos para continuarem no poder, alardeiam agora o passado de luta da candidata. Faz pena que ela tenha sujado esse passado com o comportamento de hoje; por que será que largou o PDT e embarcou no PT? Abandonar partido caído para "abraçar" um que está no poder é fácil, né não? Quero ver sair do grande, do poder, para abraçar um pequeno por coerência, por valentia e vergonha na cara, como fez a Marina Silva.



Por que será que, mesmo sendo maioria em tudo, somos minoria nos governos? Por que somos sempre a sombra? Por que estamos sempre nos bastidores? Por que nos é suficiente ser aquela grande mulher por trás do grande homem( quase sempre um nanico na verdade)? Eles estão sempre no poder porque nós os colocamos lá; somos tantas que eles se elegem às nossas custas; se dependessem do voto masculino apenas, não se elegeriam. Mas nós garantimos isso; somos nós que dizemos aos nossos filhos que eles são superiores; somos nós que investimos pesado na educação e formação deles; somos nós que dizemos às nossas filhas: obedeçam; somos nós que aconselhamos às nossas filhas conseguirem um homem rico e ter logo um filho para garantir o futuro, porque senão, vai ter que estudar e trabalhar. Somos nós que perdoamos os roubos, as falcatruas, as traições, as deslealdades, tudo por amor, desde que a conta bancária desse amor seja significativa, independentemente da origem desse dinheiro. Mulher não vota em mulher por despeito, por inveja; e, se votar, vai votar numa Dilma, porque ela é a cara da eleitora brasileira. Eu vou votar na Marina Silva, não só porque é mulher, mas porque é uma mulher da qual eu posso me orgulhar; uma mulher que soube se tornar mulher. Não a conheço tanto para garantir nada, estou votando pelo que já vi e sei. Não sei se vai ganhar, mas isso não é o mais importante pra mim, não estou apostando, estou votando, escolhendo a que eu acho melhor; se ela ganhar, vou ter condições de conhecê-la e, quem sabe, até me arrependa, isso já aconteceu antes, mas, pelo menos, meu voto será isento, não terei votado para ganhar, mas para mostrar que não quero nada disso que ainda está aí; que acredito que anda é possível mudar, quem sabe o governo de uma mulher modesta, de um patido pequeno, mas que pensa em coisas relamente importantes, ofereça muito mais que bolsas e esmolas, ofereça condições para que a nação tenha dignidade e que possa crescer de forma responsável. Se ela perder, paciência, ainda não terá sido dessa vez, e, talvez, jamais, porque o povo vai continuar ignorante, alienado, acreditando que o mundo é dos espertos, e que o bom mesmo é levar vantagem em tudo... Fazer o quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, o que é que vc achou disso?