segunda-feira, 12 de julho de 2010

ESPANHA CAMPEÃ!!!


Bem justa a conquista da Espanha; assim como também seria justa a vitória da Holanda, que jogou pra caramba; não menos justa teria sido a do Brasil, que também jogou muito contra a Holanda, mas não deu. Só nos resta entender que jogo é assim: apenas um leva a taça, e tem um monte disputando; não é necessariamente ruim o que perde, é que, às vezes, não dá! Tem uma tal de sorte que nem sempre fica do nosso lado...Paciência.
O que eu acho importante lembrar é que durante a Copa do Mundo, a África do Sul teve uma queda considerável nos índices de criminalidade. As pessoas estavam mesmo vivendo o evento e curtindo aquela mistura incrível, que fez desse mundial o mais bonito e colorido. A África do Sul, e quem sabe, todo o continente africano parecem ter aproveitado muito essa oportunidade; parece que cresceram, sem perder a alegria; parece que aprenderam muita coisa sobre futebol e gente, culturas, comportamentos. Aposto que saberão aproveitar com sabedoria e humanidade todos os recursos que ficaram por lá, os estádios, os espaços construídos para abrigar os turistas, enfim...
E que linda a imagem do Mandela no encerramento...Chorei!!! Faz pena pensar que não temos um homem como aquele na nossa história.
Precisamos pensar agora no que será a Copa do Mundo no Brasil, em 2014; já somos obriagadas/os a ganhar. O Brasil é assim: fica entre os melhores do mundo no futebol e chora desesperado; fica entre os primerios em violência, e ninguém se toca; deve ser porque somos os últimos em educação no mundo. E isso vai piorar, hein?! Alguém reparou no emblema da Copa no Brasil? Alguém pode me explicar por que o 2014 está escrito em vermelho, quando deveria ser azul? Nossas cores nacionais não incluem o vermelho; somos e seremos sempre (apesar dos Collors e Lulas da vida) verde, amarelo, azul e branco. Esse vermelho aí já faz parte da campanha da Dilma, mas muita gente nem percebe. Estamos tão acostumadas/os a aceitar as coisas como elas se apresentam que não reparamos nas mensagens subliminares que nos afrontam todos os dias de todas as formas. Só sei que não quero esse vermelho aí...Ou a Copa no Brasil será a Copa do PT?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, o que é que vc achou disso?