quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O DIÁRIO DE PERNAMBUCO FALOU DA NOSSA EXPOSIÇÃO EM RECIFE

Exposição // Arte para desvendar caixas-pretas

Luiza Maia // Especial para o Diario
luizamaia.pe@dabr.com.br

Obra de Laís Castro
Foto: Lais Castro/Divulgação

Caixas-pretas guardam memórias, segredos, informações preciosas não reveladas. Na exposição Caixas pretas sobre cubos brancos, idealizada pelo grupo Amplexo, elas são na verdade latinhas de metal, que sofreram intervenção dos artistas do coletivo e outros quase 70 convidados. A brincadeira do título faz referência aos cubos brancos onde ficam expostos os trabalhos no Instituto de Arte Contemporânea (Iac). "Não estabelecemos regras", explica Eduardo Souza, integrante do Amplexo, "As pessoas tiveram total liberdade. Não propomos tema".

Coletiva em cartaz no Iac brinca com memória e segredos dos 70 artistas.
Alguns as usaram como suporte, outros como matéria-prima. As caixinhas aparecem abertas ou fechadas, lacradas ou não, pintadas, modificadas. Em alguns trabalhos, elas foram totalmente transformadas. Os trabalhos partem do mesmo princípio: cada convidado recebeu cinco latinhas para trabalhar da forma como quisesse, resultando em variadas técnicas e conceitos.

A proposta vem da instalação Caixas pretas, exposta em 2008na Leucò Galeria, na cidade de Reggio Calabria, na Itália, que reunia as intervenções dos 6 integrantes do Amplexo nas latinhas. A ideia foi ampliada para outros artistas plásticos, como Jaíne Cintra, designer do Diario, na peça Jogo da memória: você pode brincar com meus sentimentos, em que as latinhas foram transformadas em 10 peças magnéticas que formam um jogo da memória.

"As caixinhas funcionam como uma espécie de museu, que guarda os projetos", reflete Eduardo. Olhando para os trabalhos guardados na Itália há dois anos, ele confessa sentir um pouco de surpresa e até frustração.

Durante a exposição, podem surgir mais trabalhos. Os organizadores garantem que há cerca de 100 latinhas disponíveis para outros artistas que queiram participar da exposição. Na abertura, hoje, a partir das 19h, haverá um bate-papo com os artistas participantes e o cônsul da Itália.

Serviço
Exposição Caixas pretas sobre cubos brancos
Onde: Instituto de Arte Contemporânea, no Centro Cultural Benfica (Rua benfica, 157, Madalena)
Quando: Até 1º de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 14h às 17h

Entrada gratuita

Informações: 81 3227-0657
 
Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/2010/08/10/viver3_0.asp

O Jornal do Commercio também falou:
http://jc3.uol.com.br/jornal/2010/08/10/not_388165.php

4 comentários:

  1. Vou te mandar a imagem que o diário publicou, assim vc acrescenta à publicação. Por acaso, é um dos meus trabalhos (hehe), só que ainda dentro da caixa que guardava as minhas caixinhas.

    ResponderExcluir
  2. E ainda vou pegar a sua publicação "pronta" e publicar no blog... assim que eu puder! Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Estamos do mesmo lado...Vamos acrescentar...

    ResponderExcluir

E aí, o que é que vc achou disso?