domingo, 6 de fevereiro de 2011

TANTO LUXO PARA O LIXO

Cansada de tantos escândalos, desvios e desmandos, tenho a impressão de que o que vai para as casas legislativas deste país é só a escória da nossa sociedade, e não seus respresentantes. Fiz referência ao lixo no título, mas preciso me redimir; o lixo se aproveita, se reaproveita, se recicla, torna-se útil, traz benefícios.
A população eleitora, contudo, não pode ser responsabilizada totalmente pela má qualidade do que está dentro dessas casas. Nas mais das vezes, vota-se em alguém para legislar e quando abrimos os olhos, aquela criatura que acreditávamos ser um político capaz de representar e defender seu povo na tribuna, arrebanha uns cinco ou seis outros que não sabemos de onde vêm e pra quê estão ali. E, para piorar, aquele ou aquela que deveria estar fazendo seu papel de político representante do povo é guinchado para as secretarias de estado e ali vão fazer o que não sabem: gerir o dinheiro público. Para esta função é necessário que a pessoa tenha capacidade e qualificação, idoneidade e isenção, ética e respeito pelo alheio...Político mexendo com dinheiro público não dá, está mais do que provado.
Ainda assim, com toda essa vida pregressa, este ano a posse dos legisladores foi coroada com mais pompa e circunstância que nunca. Não entendo porque tanto luxo e ostentação. Que povo eles pensam que representam? Por que precisam de tanto conforto, tantas facilidades, poderes e imunidades, para representar e defender esse povo pobre, ignorante, doente e desassistido? Até então não vi nenhuma mobilização por parte deles em repassar nem um pouquinho disso tudo que recebem para melhorar a vida desse povo. Será que não sabem como fazê-lo? Seria só cumprir o que prometem nas campanhas.
Seria muito justo se eles, para ocuparem suas cadeiras de legisladores, recebessem um salário mínimo, como muita gente recebe, talvez uma bolsa escola, bolsa isso, bolsa aquilo, tivessem que andar de ônibus....Essas coisas que todo mundo faz e ainda paga os ricos salários deles. Por que temos que sustentá-los nessa vida totalmente fora da nossa realidade? Para fazerem o que muitos fazem, qualquer cela de cadeia seria compatível.
Vou ter que concordar com o bispo cearence, Dom Manuel da Cruz, que no fim da legislatura passada declinou da comenda que lhe foi oferecida pelo Senado pelos seus bons serviços...É muita cara de pau, mesmo, condecorar uma pessoa que faz, de graça, o que eles deveriam fazer por obrigação e muito bem pagos.
Esse evento do bispo circulou na Internet no fim do ano passado, e há uma proposta de que se continue divulgando, para que o povo veja e faça as devidas comparações; é para indignar mesmo e eu estou deixando aqui a minha contribuição, até porque, enquanto tem bispo, sozinho, recusando comenda, outros cristãos se abraçam e oram agradecidos pelas propinas recebidas. Credo!!!
Para conhecer o epsódio da recusa do bispo, acesse...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, o que é que vc achou disso?