quinta-feira, 24 de março de 2011

TSUNAMI EM BRASÍLIA

Brasília sofre tsunamis gigantescos a cada quatro anos, quando o Congresso se "renova". Todo um contingente de novos moradores é arremessado sobre esta cidade, sem que o anterior tenha se retirado. Novos carros são jogados sobre os que já existiam nas ruas. Já repararam no trânsito de Brasília? Qualquer dia Brasília vai parar, teremos que adotar o estilo "Jetsons".
O que acontece a cada quatro anos é o seguinte: de todas as regiões do país se deslocam para cá as comitivas que acompanham os parlamentares eleitos, e reeleitos. Dislumbrados com seus novos salários, que são enormes nos estados de origem, mas aqui nem tanto, chegam aqui e compram carros, agora bem grandes, e saem em busca da tão famosa "melhor qualidade de vida do país". Ruas e shoppings estão lotados; prédios estão brotando por todos os lados; o setor de oficinas sul está invadido por essas ervas daninhas. Só não se pensa nas vias, em por onde vão passar os carros desses novos moradores, e onde irão estacioná-los. Tem shopping tão prepotente que se dá ao luxo de não oferecer nenhuma opção de estacionamento gratuito, como quem diz: não quero pobre aqui dentro, e ninguém reclama. Nem sei se isso é permitido por lei, não ter estacionamento gratuito, mas também, de que adiantam as leis?
Ao fim de quatro anos, oito no caso dos senadores, os acompanhantes dos não reeleitos não voltam para casa, ou porque se deram bem por aqui, ou porque não querem voltar "derrotados", e vão ficando, e a cidade vai inchando, fazendo bochecha.
Agora, com a decisão da Justiça maior sobre a Lei da Ficha Limpa, bem-vindos de volta Jader Barbalho, os Capiberibes, o Cunha Lima...e outros, e mais seus novos assessores. E os que ocuparam suas cadeiras, será que voltam?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, o que é que vc achou disso?