quinta-feira, 19 de maio de 2011

EDUCAÇÃO PARA QUÊ?



Recebi este vídeo da minha amiga Francisca Dantas, a quem agradeço muitíssimo. Aliás, preciso agradecer muitíssimo a todas as minhas amigas queridas que não me esquecem nem nesses momentos em que estou tão ausente, tão ocupada com minhas ocupações arte-educativas...hehehe...que eu adoro, mas que me consomem todo o tempo e energia...não faço mais nada na vida. Então tenho e preciso agradece às minhas amigas Ângela, Aline, Cris, Beth, Francisca(s), Laís...meu deus, não tem espaço aqui para todas, mas tem muito espaço no meu coraçãozinho de mãe e arte-educadora.
Posto este vídeo porque ele é bárbaro e reflete a realidade de todo o país, mas só uma nordestina arretada para ter coragem de expor e se expor. Nós, nordestinas e nordestinos, não somos só acima de tudo "um forte", somos gente séria, nos preocupamos com educação de verdade. Preocupa-nos o futuro.
Estive pensando esses dias, descrente de tudo, pois, se este governo que aí está, agregando-se o legislativo e o judiciário, é formado por pessoas que, em princípio, pela faixa etária, tiveram um educação doméstica pautada pela ética, pelos bons modos, pelo respeito e honestidade, está conduzindo o nosso país da forma como está, vide momento Palocci e Bandarra, imagine o futuro, comandado pelos filhos e filhas desses?! Que exemplo têm as filhas e filhos desses governantes corruptos, que nem punidos são?
Olho para essa professora, penso nas tantas outras, em mim tb, acompanho a blitz do RN nas escolas do Brasil, e vejo um horizonte bem esfumaçado, na melhor das hipóteses.
As famílias não mais educam suas crianças para respeitarem a escola e professoras/es, os pais parecem não mais se preocuparem com o exemplo que deixam para filhas e filhos, todo mundo só pensa em se dar bem, não interessa "em cima" de quem.
Isso tudo se reflete no comportamento das crianças dentro das escolas.
Imaginem, se forem capazes, um governo daqui a vinte anos, talvez menos até.

8 comentários:

  1. Nota 10 para esse vídeo e para a coragem da professora que apresenta fatos para os quais não há argumentos! Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Ana, fico feliz em poder compartilhar com vc esse assunto que tanto incomoda todos nós!
    Seu comentário foi nobre!!!!
    Assim como vc, ando ocupada...
    Preciso visitar + os amigos, nem que seja os seus "blogs"
    saudades!!!!
    bjs
    Francisca

    ResponderExcluir
  3. Obrigada amigas, pela visita e comentários, que bom contar com vcs. Acredito, piamente, que a verdadeira revolução neste país partirá do Nordeste, e pelas mulheres.

    ResponderExcluir
  4. Vídeo excelente. Sim a revolução partirá das Anas e das Marias deste Brasil a fora. Auuuuuuu

    ResponderExcluir
  5. É amiga, nós só precisamos ir atrás delas, despertá-las, mostrar a sua "pele"...
    Auuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  6. Que menina assertiva, né amiga? Parabens para ela que com sinceridade e sensibilidade enfrentou a secretaria tão bem. Auuuuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  7. Ela tem segurança porque sabe o que diz e o que vive. A secretária, por sua vez, vive de lorota, de teoria, não vai aonde o problema está, para ela é muito fácil fazer um discurso qualquer, pedir paciência e empenho, qdo o seu gordo salário está garantido sem que precise fazer muita força.

    ResponderExcluir
  8. Ela é sindicalizada, mas nem todo sindicato é pelego, depende muito de seu quadro de filiadas e filiados. Ela hoje explicou direitinho à população a questão da greve. Tomara que o povo entenda e passe a cobrar do governo um ambiente e profissionais mais bem preparados e felizes para cuidar de seus filhos e filhas.

    ResponderExcluir

E aí, o que é que vc achou disso?