terça-feira, 15 de outubro de 2013

DESABAFO DE UMA ARTE-EDUCADORA FRUSTRADA




Às escolas/sistema
O ensino de Arte é obrigatório porque é importante e necessário para a formação do ser crítico, com capacidade de discernimento, emancipado intelectualmente, dono e senhor de suas vontades e responsável pelos seus atos. Aquele mesmo ser presente nos Projetos Políticos Pedagógicos de suas escolas e de quem vocês têm tanto medo. O ensino de Arte deve/precisa ser respeitado, ter infraestrutura adequada; pessoal de apoio para o acompanhamento de crianças portadoras de necessidades especiais; o material solicitado às famílias deve ser integralmente utilizado pelas crianças; a/o professora/or de Arte deve desenvolver, exclusivamente, as atividades pertinentes à sua área, assim como profissionais de outras áreas não devem dar aulas de Arte; o livro didático, por pior que seja, impõe respeito perante as famílias, portanto, deve ser solicitado e utilizado por profissional competente que saberá como fazê-lo sem prejuízo para seu plano de trabalho. Não é da competência da professora/or de Arte, ou de qualquer outra disciplina, levar crianças para o refeitório, distribuir lanche, levar pro recreio...Enfim, professoras e professores das áreas específicas têm seu trabalho em sala de aula, fora dela, outras/os profissionais assumem para a continuação do trabalho pedagógico para aqueles momentos. Isso não quer dizer que uma área seja mais importante que a outra, todas as atividades dentro da escola são igualmente importantes para a formação das crianças, respeitar as competências quer dizer apenas melhoria na qualidade das atividades em quaisquer áreas, e valorização das/os profissionais.
Às mães e pais
Em primeiro lugar, eduquem suas filhas e filhos em casa; dê-lhes as primeiras noções de limites e respeito; preparem suas filhas e filhos para o ambiente escolar, ensinem a comportarem-se, a não danificar o patrimônio escolar, a não estragar o material, a não pegar o que não lhe pertence. Ensine-as/os a respeitar as/os profissionais que irão encontrar na escola, diga-lhes que estamos ali para trabalhar não só com ela/ele, mas com todas e todos, portanto, ela/ele não tem o direito de atrapalhar o nosso trabalho e prejudicar o desenvolvimento da turma. Professora/professor, não é tia, não é mãe, é professora/or, na escola ensinamos o que as crianças precisam para se desenvolverem intelectualmente, a educação básica deve ser feita em casa.
O ensino de Arte é uma disciplina tão importante quanto Português, Matemática, Ciências, Geografia...Toda criança precisa e tem direito a ter um tempo para estudar Arte, porque Arte também se estuda; não é justo que a criança seja impedida de fazer suas pesquisas em Arte porque precisa estudar matérias “mais importantes”; não há forma de se ensinar Arte sem pesquisa e prática. O ensino de Arte na escola não torna ninguém artista, não se estuda Arte para ser artista, assim como não se estuda Matemática para se tornar um matemático, ou Ciências para ser um cientista; algumas pessoas (poucas, lamentavelmente) no desenvolvimento de sua educação escolar descobrem suas afinidades e seguem suas preferências, mas ninguém precisa se preocupar que seu filho ou filha vá se tornar artista por gostar das aulas de Arte. Não chamem a produção em Arte de sua filha ou filho de “trabalhinho”; não diga que está feio; não faça ou “melhore” o trabalho de Arte de sua criança, seja de que idade ela for. Se não gosta de ir à galeria de arte, museu, exposições de arte, não vá, as escolas já fazem isso, ainda que precariamente, mas é melhor não ir, do que levar as crianças para uma exposição por se sentir obrigada/o e tornar a atividade cansativa, desagradável; “criticar” as obras, dizer que não entende, que é feio, que não diz nada, que não vale nada. Ouvimos relatos de crianças que passaram por essa experiência e, com certeza, não vale a pena. Exponham suas crianças a experiências artísticas: ofereçam/disponibilizem livros, publicações, imagens, sons; façam com que observem os espaços que frequentam, perguntem sobre detalhes, isso vai ajudar a todas/os, inclusive, vocês;  e, principalmente, reciclem, reaproveitem, e façam com que suas crianças entendam o valor disso para a vida e não só para seus deveres de escola.

Acreditem: estudamos/aprendemos Arte para entender o mundo, para nos protegermos das ciladas das propagandas políticas, religiosas, publicitárias; para aprendermos a nos expressar em qualquer linguagem; para manter nossa mente e coração livres; para, enfim, sermos todas e todos iguais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, o que é que vc achou disso?