sábado, 11 de outubro de 2014

MOSTRA DE TEATRO DE BONECOS DE CAMPINAS - SÃO PAULO - BRASIL

Vagão será inaugurado durante a programação da 

Mostra de Teatro de Bonecos



Imagem: Espetáculo Folia Brasileira - Valdeck de Garanhuns

De 11 a 19 de outubro acontece em diversos locais da cidade de Campinas a “Mostra de Teatro de Bonecos de Campinas”. O evento receberá importantes grupos de teatro de bonecos, reconhecidos no Brasil e internacionalmente, entre eles o Mestre Valdeck de Garanhuns, o grupo Anima Sonhos/Porto Alegre/RS e o grupo Inventor de Sonhos/Campinas/SP.  As atividades acontecerão na Lagoa do Taquaral, Praça Rui Barbosa (Rua 13 de Maio), na Casa de Cultura Tainã e na Estação Cultura.
Como parte da programação da Mostra será inaugurado o Vagão de Teatro de Bonecos no próximo dia 12 de outubro, com programação na Estação Cultura das 10h às 18h. O espaço, inaugurado pelo Laboratório de Produção Cultural da Estação Cultura de Campinas, por meio do processo de gestão compartilhada, será destinado à pesquisa da linguagem teatral (teórica e prática), apresentações, formação, difusão e tem como objetivo ser um espaço permanente de diálogos sobre a nobre e tradicional arte do teatro de bonecos, sendo esta proposta do vagão algo inédito no Brasil.
Um antigo vagão de trem da plataforma passou por leves intervenções sem afetar a sua estrutura original, recebeu um processo de interação estética do artista plástico João Bosco que, com sua plasticidade, fez adaptações de seus espaços internos e externos para que o universo lúdico estivesse presente em todo o ambiente.
Esta iniciativa faz parte da atual metodologia de gestão da coordenação da Estação Cultura, o Laboratório de Produção Cultural, que tem como proposta a reutilização de espaços inativos que potencializem projetos coletivos e comunitários do setor cultural, que tenham como finalidade proporcionar ações culturais em parceria com o poder público. Por meio da proposta de trabalho em gestão compartilhada com a sociedade civil, o vagão foi idealizado pelo Ponto de Cultura “Inventor de Sonhos” e recebeu o trabalho colaborativo da Rede Usina Geradora, um coletivo formado por 14 iniciativas de artes, cultura e comunicação atuantes em Campinas. O coletivo, em conjunto com a Coordenadoria da Estação Cultura, investiu tempo de trabalho e materiais para que o vagão ficasse pronto para a sua inauguração no Dia das Crianças.
Veja abaixo a programação completa da Mostra de Teatro de Bonecos de Campinas:
Dia 11/10 – Sábado
Local: Rua 13 de Maio (Praça Rui Barbosa)
10h00 – Roda de Histórias para Pais e Filhos (NINA) – Campinas/SP
11h00 – Animambembe (Último Tipo) – Campinas/SP
12h00 – Bonecrônicas (Anima Sonhos) – Porto Alegre/RS
Dia 12/10 – Domingo
Local: Estação Cultura
10h00 – Histórias e Brinquedos que Voam (NINA) – Campinas/SP
11h00 – Animambembe (Último Tipo) – Campinas/SP
13h00 – O Aniversário de Nana Buh (Mágicas Pirilampos) – Campinas/SP
14h00 – Teatro Lambe Lambe (Capim Capivara) -Campinas/SP
15h00 – O Segredo de Catirina (Fazenda Projetos Culturais e Inventor de Sonhos)-Campinas/SP
15h30 – Abertura Oficial do Vagão de Bonecos
16h00 – Folia Brasileira (Valdeck de Garanhus) Garanhus/PE/
17h00 – Bonecrônicas (Anima Sonhos) – Porto Alegre/RS
Dia 16/10 – Quinta Feira
Local: UNICAMP
09h30 – Roda de Histórias para Pais e Filhos (NINA) – Campinas/SP
15h00 – Benditos os Beneditos (Fazenda Projetos Culturais e Inventor de Sonhos) – Campinas/SP
Dia 18/10 – Sábado
Local: Praça Rui Barbosa
10h00 – Teatro Lambe Lambe (Capim Capivara) – Campinas/SP
11h00 – Histórias e Brinquedos que Voam (NINA) – Campinas/SP
12h00 – O Fantástico Circo dos Bonecos Brincantes (Bonecos Contadores de História) – São Bernardo do Campo/SP
Dia 19/10 – Domingo
Local: Casa de Cultura Tainã
14h00 – Histórias e Brinquedos que Voam (NINA) / Campinas – SP
15h00 – Buraco no Céu (Balbinas Beduínas) / Portugal
15h00 – Pocket Show (Cia do Circo) / Campinas – SP
16h00 – Animambembe (Último Tipo) / Campinas – SP
17h00 – O Aniversário de Nana Buh (Mágicas Pirilampos) / Campinas – SP
18h00 – O Fantástico Circo dos Bonecos Brincantes (Bonecos Contadores de História – Celso Hoi) / São Bernardo do Campo – SP
19h00 – O Segredo de Catirina (Fazenda Projetos Culturais e Inventor de Sonhos) / Campinas – SP
* Sinopses das peças e dos grupos
Espetáculo: Histórias e Brinquedos que Voam
Esta vivência é um voo intenso ao lúdico, com um contador de historia, um brinquedista e músico. Com uma dinâmica que potencializa o cooperativo, as crianças, vivenciam ,brincam e ouvem historias de brinquedos que voam. Começamos a decolar com um helicóptero e um aviãozinho de papel. Mas são de papel, e podem cair, temos que fazer um para -quedas e já que estamos no céu porque não fazer um arco íris.Assim as crianças fazem um balangandam . O desejo de chegar mais alto no céu é grande e é canalizado com a confecção de pipas. Etodo esse construir e brincar é intercalado com histórias e músicas sobre os brinquedos que elas estão fazendo .
Espetáculo: Roda de Histórias para Pais e Filhos
Neste trabalho a Cia. Narradores Urbanos incorpora suas duas vertentes de pesquisa: arte do palhaço e a do contador de histórias. Afim de resignificar a relação entre pais e filhos a Cia. instaura o clima afetivo através da comicidade e da narração oral. Onde o contar, ouvir, cantar eencantar histórias contagia não só esse momento mágico mas, a vida dos pais e dos filhos presentes. É pontuada ainda a importância desse simples momento na qual é engolido pelo ritmo da vida contemporânea.
Ponto de Cultura NINA
O Ponto de Cultura NINA é um coletivo formado por contadores de histórias, músicos, atores, artistas visuais, midia-livristas arteiros-digitais e gestores culturais. Ao longo de 6 anos de trajetória, o NINA atuou em diversos setores sociais contribuindo na ampliação do repertório de formações de contadores de historias, mediadores de leitura, gestores e produtores culturais, através de cursos, oficinas, vivências, eventos e ações.
A prática como narradores orais desenvolvida através da contação de histórias permitiu que o coletivo NINA experienciasse diversas proposições e métodos que, aliados aos recursos artísticos de seus integrantes, proporcionaram o surgimento de novos modos de narrar e registrar histórias e novos processos formativos.
Espetáculo Animambembe
“Animambembe” é um show diferente, em que a participação do público é essencial. Nele, a música é feita não só para ser ouvida, mas também para ser vista. Interação, irreverência, informalidade e alegria são as bases deste espetáculo
Grupo Último Tipo
Com uma trajetória bem-sucedida, o Último Tipo, criado em Goiânia há 25 anos e radicado em Campinas há 17, já soma um extenso repertório de peças que misturam música e teatro de forma inusitada e poética. O bom humor, a interatividade e a irreverência também são marcas fundamentais do grupo, que tem no seu espírito o teatro mambembe e o clown, fazendo frequentemente espetáculos de rua e apresentações itinerantes à moda dos trovadores medievais.
Site: http://www.ultimotipo.com.br/site/
Espetáculo: O Aniversário Mágico de Nana Buh
Neste espetáculo Nana Buh narra a interessante aventura vivida com sua Avó Barbina ao prepararem a festa de seu aniversário a partir da coleção de livros da casa. Um aniversário quase banal, com um presente bem singelo, uma festa surpresa – que nem é tão surpresa assim – balões e flores para enfeitar a mesa, suco de fruta e um bolo, igual a tantos outros. Cada um destes elementos ganha, porém, enorme singularidade pela forma em que são organizados. Numa história que valoriza a vida simples e as surpresas do mundo dos livros, as mágicas são inseridas progressivamente de forma delicada e original, desenhando uma relação de cumplicidade e alegria entre as personagens e, de forma sutil, entre as duas gerações por elas representadas.
Grupo Mágicas Pirilampos
A combinação artística dos gêneros já incluía uma boneca quando recebemos o convite que marcou o fim de um começo. Nos apresentamos, em vários fins de semana de Setembro a Novembro de 2004, no maior parque temático fechado da Europa, Tropical Island. Depois disso a protagonista, que lá se chamava Morgana, teve muito o que fazer – apresentações em escolas e festas – antes de fazer as malas para voltar para casa.
Intervenção: Teatro Lambe Lambe
O Teatro Lambe lambe é uma nova modalidade dentro do Teatro de bonecos, é conhecido como teatro de miniaturas, é uma linguagem de formas animadas que ocupa um espaço cênico mínimo formado por um palco em miniatura confinado em uma caixa de dimensões reduzidas. É uma linguagem de origem remota com registros do antigo orienteNesse espaço são apresentadas peças teatrais de curtíssima duração através da manipulação de bonecos, para um espectador por vez. O motivo é a forma da caixa com cortinas que cobrem o espectador e o manipulador – que se assemelham às antigas câmeras dos fotógrafos Lambe-Lambe das praças públicas no inicio do século XX.
Grupo Capim Capivara
O grupo Capim-capivara de teatro de animação (bonecos, sombras, objetos, figuras, lambe-lambe etc.) tem origem na cidade de Campinas em 2008. O grupo é formado pelas artistas visuais, Denise Valarini e Isadora Gutmann e a atriz Tatiana Toledo. O grupo tem como objetivo difundir o teatro através de apresentações de peças para adultos e crianças e realização de oficinas de construção/ manipulação/ criação e história do teatro de bonecos.
Espetáculo: O Segredo de Catirina
A peça reúne vários personagens da tradição do mamulengo, aqui “encarnados” como Dona Quitéria, João Redondo, Doutor Frango de Galinha,Simão,Catarina,Padre Iris de Algodão e seu Toba,entre outros. O espetáculo tem muitas brincadeiras, tudo com muita música, cirandas e uma bela histórias de amor entre Catirina e Simão. E a fúria do Doutor Frango de Galinha.
Grupo Fazenda Projetos Culturais e Inventor de Sonhos
A Fazenda Projetos Culturais em parceria com a Associação Cultural Inventor de Sonhos desenvolve desde 2010 parceria na produção de espetáculo de teatro de bonecos. Em 2014 produzimos o espetáculo de mamulengos “ O SEGREDO DE CATIRINA OU O DRAMA DO DOUTOR FRANGO DE GALINHA, autoria de Sebastian Marques
www.inventordesonhos.com.br
Espetáculo: Folia Brasileira
O espetáculo, que arremata a fala do mestre com a alegria e a fantasia do teatro de mamulengo, apresenta uma verdadeira festa na fazenda do coronel Vicente Pompeu, intitulada “Folia Brasileira”, onde desfilam várias manifestações da cultura popular tais como: bumba-meu-boi do Maranhão e de Pernambuco, coco de embolada, delejas de repentistas, ciranda, maracatu, frevo e forró.
Mestre Valdeck de Garanhuns
Valdeck é um verdadeiro artista múltiplo, conhecido no Brasil e no exterior: é poeta, artista plástico, arte-educador, ator, compositor, contador de estórias e mestre em Teatro de Mamulengo. Desenvolve esse trabalho do riso com maestria. Com 25 anos de carreira, o artista usa o Teatro de Mamulengos como recurso educacional em escolas, empresas, entidades, nas ruas e praças. Qualquer lugar é bom para o Teatro de Mamulengo.Está entre os melhores xilogravuristas do país tendo participado de importantes salões de artes plásticas, várias exposições coletivas e realizado muitas individuais. No exterior expôs em Washington e Nova York, nos Estados Unidos; em Hameln e Erlagen, na Alemanha, e suas obras fazem parte do acervo do Museun für Völkerkunde em Frankfurt/Alemanha.
Valdeck de Garanhuns, é um artista polivalente, que faz de sua arte um instrumento de educação, divulgação e preservação da nossa cultura.
Espetáculo: Bonecrônicas
Foi criado para comemorar dez anos de atividade do anima sonho. É composto de esquetes que foram sendo recolhidos durante este período que o grupo viajou muito pela América latina. São pequenas piadas, números musicais, cartuns, histórias em quadrinhos, piadas de circo, desenhos animados e longas conversas com grandes mestres do teatro de bonecos como Javier Villafañe, Guaira Castilla, os irmãos di Mauro, e muitos outros. Neste espetáculo se percebe que os textos foram “enxugados” ao máximo, restando neles apenas o necessário para que a história seja entendida por
qualquer tipo de público.
Grupo Anima Sonhos
O ANIMA SONHO -Teatro de bonecos foi criado em março de 1984 pelos gêmeos Tiarajú e Ubiratan Carlos Gomes, na cidade de Porto Alegre. Hoje o Anima Sonho apresenta a remontagem de “bonecrônicas” com nova formação, mas seguindo as características e o estilo do trabalho desenvolvido em mais de vinte anos e que tem sido mostrado em muitos estados brasileiros, e em paises como, Uruguai, Argentina, Venezuela, Portugal, Espanha, Itália e Japão.
Pequenas esquetes e números musicais compõem o espetáculo, apresentados por bonecos de luva e de manipulação direta. Com um estilo inconfundível o Anima Sonho alcança uma incrível comunicação com qualquer tipo de platéia.
Espetáculo: O Fantástico Circo dos Bonecos Brincantes
Um andarilho procura emprego num circo. Seduzido pelo encantamento da arte circense resolve entrar para uma trupe de artistas simpáticos e engraçados, entre eles um misterioso mágico do Oriente e suas inusitadas magias, uma dançarina muito desengonçada e um domador de feras e seu adorável leão
Celso Ohi – Bonecos Contadores de Histórias
Criado em 2002 por Celso Ohi e Raitan Ohi na cidade de São Bernardo do Campo com o objetivo de pesquisar e desenvolver a linguagem dos títeres e das formas animadas. No ano de 2003 o grupo estreia seu 1o espetáculo: “ A Lenda da Viúva Velha”. Participam no ano de 2005 da 1a Mostra de Teatro de Bonecos e Formas Animadas de São Bernardo do Campo com exposição, performances e espetáculo. Participaram ainda de vários festivais e mostras entre elas a mostra Bonecos Pedem Passagem, na cidade do Rio de Janeiro, 2010 e a 5a Mostra Mamulengo de São Paulo em 2014. No ano de 2012 uma nova formação com Lourdes Maria Rosa na produção artística e como atriz manipuladora, ganhadora do prêmio VAI de 2010 e prêmio PROAC de 2012.
Espetáculo: Pocket Show
A Cia do Circo traz um Pocket Show muito animado que mescla o tradicional com o contemporâneo ao unir toda a magia das apresentações ao vivo. As apresentações são voltadas para toda a família, levando ao público uma produção de qualidade
Grupo Cia do Circo
Constituida pelas tradicionais famílias circenses Brede e Orteney, a Cia do Circo vem contribuindo para formação cultural do pais, com números e espetáculos de grande qualidade formando artistas que produzem arte para o serviço e bem-aventurança
A Cia do Circo oferece ao publico a possibilidade de ver a sétima e oitava geração das famílias Brede e Orteney, mesclada aos alunos formados pelos próprios, dando a arte circense um sabor completamente diferente.
Espetáculo: Buraco no Céu
Um Buraco no Céu é um espetáculo concebido a partir de histórias imaginadas de pessoas imaginadas que escritas no papel e ensaiadas na sala se transformaram em teatro, que convida o público a viajar por um universo poético. É também nossa intenção incentivar à leitura, à escrita e à expressão plástica disponibilizando os textos do espetáculo.
Grupo Balbinas Beduínas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, o que é que vc achou disso?