sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

A EXPRESSÃO MÁXIMA DO DESENHO EM EXPOSIÇÃO EM CAMPINAS/SP. "EXPRESSÃO MÍNIMA: RASTROS E LASTROS"



Com nova proposta curatorial, espaço expositivo da Estação Guanabara abre sua temporada com a exposição “Expressão Mínima: rastros e lastros”

Exposição coletiva com curadoria de Fabio Cerqueira , a mostra busca apresentar ao público as mais diversas possibilidades artísticas da mais antiga e singela forma de expressão: o desenho. 

A sensibilidade do desenho, que se manifesta por linhas, pontos e formas, se faz sempre presente na nossa vida. Desde a infância, somos estimulados a observar e produzir desenhos. Algumas pessoas, no entanto, se aprofundam no estudo e na produção dessa forma de expressão de forma artística, seja ela sintética ou realista. 

A intensão dessa mostra é trazer ao público algumas pequenas amostras de produções desenhísticas que trazem, cada conjunto, as características de seu criador. Podemos observar as diversas técnicas, diversos acabamentos; podemos ver desenhos como meio – projetos - e como fim.

“A sutileza do traço é a expressão mais simplória das artes visuais, mas carrega consigo a força de transmissão da ideia, do sentimento.”, diz Fabio ao explicar o motivo da escolha deste tema para a exposição, e completa: “Um conjunto de traços pode representar uma paisagem, uma figura, uma forma. Uma realidade, ou uma abstração. Mas, independentemente do que represente, pode demonstrar a sensibilidade do artista e permear a sensibilidade do espectador; pode levar as pessoas a um outro mundo, as fazer sonhar, as fazer refletir.”

As exposições do Projeto Espaço de Arte, de organização da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) da Unicamp, buscarão, durante o ano de 2015, uma maior interação entre os artistas da região de Campinas, desenvolvendo programas e atividades para atraí-los, e fomentando debates sobre a atual situação do desenvolver da cultura e arte em nossa cidade, além de mostrar ao público a versatilidade e potencial de nossos artistas.


Artistas participantes:

Alzira Ballestero
Carolinee
Celso Norte
FEPE (Luis Felipe Camargo), 
Genivaldo Amorim,
Jean Nascimento, 
Mariangela Guelta, 
MICHAEL SILVA,
Rafael Cavalheri,
Rafael Ghiraldelli, 
Rogerio Pedro, 
Theo Ide e 
Vera Ferro.


“Expressão Mínima: rastros e lastros”

De 3 a 27 de fevereiro

Espaço Expositivo Estação Guanabara

Rua Mário Siqueira, 829 - Botafogo

Campinas/SP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, o que é que vc achou disso?