quinta-feira, 30 de abril de 2015

PINTURAS DA SERIE ECOAMBIENCIA - DIMAS GARCIA - CAMPINAS/SP


Exposição  

PINTURAS DA SERIE ECOAMBIENCIA”

Ao longo de uma notável carreira de pintor e promotor cultural, desenvolvida na cidade de Campinas/SP, Dimas Garcia escolheu um vocabulário que permaneceu de uma simplicidade austera, desde o início de sua atividade artística.
 As formas são o quadrado e o triângulo, com algumas variantes como o losango e o trapézio; as cores são utilizadas em combinações binárias, aqui também as variações são poucas, duas ou três tonalidades com seus respectivos camaïeus - as nuances de uma mesma cor.
“Eu só tenho o cotidiano e meu sentimento dele. Não sei de alguém que tenha mais.” (Adélia Prado) Simples  e verdadeiro  como as moradas de Dimas Garcia.
 A simplicidade revela que todo é cada um. É  casa e presença. E tão necessária e vital essa verdade que nossa primeira morada é nosso corpo que precisa de espaço em que possa estar seguro. Sim, porque como somos atravessados por afetos, humores, lembranças, palavras... eis a atmosfera das cores que passam, mudam, levadas pelo tempo – esse grande passante -   andarilho que deixa suas marcas e matéria para nos compormos e abrigarmos no que permanecemos.
Casa/corpo. Casa/abrigo. Casa/território... É um estar no mundo sendo um mundo também – espaço de criação e abertura ao dar sentido ao cotidiano. Absorvendo, sobrevivendo, fazendo parte do mundo e, por isso, sendo habitado.
 “Cá estamos”, parece o sussurro vindo das telas. Nós também, habitados por tantos nômades que vão dando sabor e sentido ao nosso cotidiano... Nós, morada que somos.

                                                                                                          EniIlis

2 comentários:

  1. ... a pintura nos da 1 sensibilidade super natura... td k nos rodeia e visto de 1 maneira diferente !! damos valor a td... ha anos k adoro arte... pensava k era incapaz de o fazer ..só alguem + especial o poderia fazer .... kando tentei... e despertei ..passei a sentir.me diferença em relaçao ao k me rodeia ..td nos temos 1 especie "faro" p td k nos rodeia ..onde por x sai 1 tela ... amei seu texto!!! o abraço bela analise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto é, de fato, excelente...É da nossa amiga muito querida Eni Ilis, de Campinas/SP.
      Obrigada... Abraço!

      Excluir

E aí, o que é que vc achou disso?