sábado, 17 de setembro de 2016

O NOVO GRITO - HAPPENING - GOIÂNIA/GO





Prezados amigos e amantes da Arte.
Vai começar no dia 24 de setembro as 09 horas da manhã no Palácio da Cultura da Praça Universitária de Goiânia, o Happening denominado O NOVO GRITO.
Trata-se de um acontecimento onde vai reunir mais ou menos 50 artistas previamente inscritos e aprovados no Fundo Estadual de Arte e Cultura para pintar, desenhar, fotografar e esculpir inspirado no quadro O Grito (no original Skrik) do artista norueguês Edvard Munch (O Grito é uma série de quatro pinturas que o artista pintou durante sua vida artística, e a mais célebre delas, das quais datada de 1893, representa uma figura andrógina num momento de profunda angústia e desespero existencial. O plano de fundo é a doca de Oslofjord, em Oslo, ao pôr-do-sol. O quadro O Grito é considerado como uma das obras mais importantes do movimento expressionista).
Neste momento em que todos gritam por uma nação mais justa, queremos realizar durante 04 meses, 08 encontros que se inicia no dia 24 de setembro as 09 horas da manhã (e sempre aos sábados e domingos) para uma interpretação Iconográfica deste quadro chave para o movimento impressionista internacional, como uma metáfora visual do momento atual em que vivemos e convivemos, com fortes emoções sócio\político\econômico.
Na Inauguração de O NOVO GRITO no sábado dia 24 as 09 pela manhã vai ter uma palestra do crítico de arte e escritor Emílio Vieira, falando sobre o expressionismo e também sobre a obra de Edvard Munch, e músicas MPB ao vivo. .
Além dos 50 artistas inscritos para participar do Happening em público, foram escolhidos 15 nomes de alunos acima de 18 anos, de escolas de arte para estar participando junto ao grupo dos artistas profissionais da AGAV, em uma espécie de bolsa artística. Ao final dos 08 encontros de trabalhos, que começa agora e vai até dezembro (sempre no palácio da Cultura e aos finais de semana, sábados e domingos, no período que vai das 09 e podendo chegar até às 15 horas), vai haver uma exposição dos trabalhos realizados nos happenings. Os 4 melhores trabalhos de 4 estudantes participantes de O NOVO GRITO, estes escolhidos pelos curadores da AGAV vão ser expostos junto com os artistas da Associação, durante a exposição dos trabalhos que resultarão do Happening coletivo, num período e local ainda a ser escolhido no ano de 2017. E 03 artistas da AGAV receberão prêmios de 1.000 (um mil reais), estes escolhidos, votados pelo público visitante da exposição, no final da mostra O NOVO GRITO.
Assim, venho através desta, pedir a divulgação deste evento em qualquer meio de comunicação..
Att.
Nonatto Coelho de Oliveira
(Presidente da AGAV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, o que é que vc achou disso?