segunda-feira, 10 de outubro de 2016

FROTAGE - OFICINA E EXPOSIÇÃO - IDE ESCOLA DE ARTES CAMPINAS/SP










FROTAGE/EXPOSIÇÃO
Exposição abertura 14hs
Oficina dàs 9:00 - 12:00

 Em tempos de lisuras e superficialidades, permanece dissonâncias. E , nestes tempos, dissonâncias serão cada vez mais e mais necessárias para contrapor-se as lisuras que homogeneízam e apagam singularidades.
Na pele que é o papel fica esse registro marcado de ranhuras, asperezas, texturas, formas que não estão na superfície. As cores revelam formas de presenças. Presenças com seus contornos e fronteiras. Contornos e fronteiras que revelam individualidades cujos sentidos estão na memória afetiva.
Frotagem, técnica que pode nos revelar esse óbvio: sob as superfícies e lisuras, há todo um universo que se contrasta, atrita, coaduna... em diversidade de significados, afetos, lembranças... revelando que a riqueza ai está, nessa vastidão Convivente.

Eni Ilis

Uso da técnica frottage sobre um Súber.
Na arte, frottage (do francês "frotter", em português "friccionar") é um método surrealista e "automático" de produção criativa desenvolvido por Max Ernst.
No frottage o artista utiliza um lápis ou outra ferramenta de desenho e faz uma "fricção" sobre uma superfície texturizada. O desenho pode ser deixado como está, ou pode ser utilizado como base para aperfeiçoamento. Embora superficialmente similar à fricção em latão e a outras formas de "esfregar", visando reproduzir um objeto já existente, a técnica do frottage difere por ser aleatória.
Foi desenvolvida pelo pintor, escultor e artista gráfico alemão, Max Ernst, em 1925. Aconteceu após Ernst ter a ideia de colocar uma folha(papel) no chão de madeira de seu ateliê e copiar a sua textura. Assim, acabou desenvolvendo a técnica de frottage.
A técnica também é utilizada na arte postal.
·         Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «Frottage (art)», especificamente desta versão.


CONTEÚDO PRÁTICO
Uso do lápis giz de cera e papel para os alunos exercitarem suas habilidades.
Inscrições: Ide Escola de Arte - 19 3296.3553
Material não Incluso, providenciar:
Folhas de papel sulfite A4 ou similar
Lápis Giz de Cera ou Lápis de Cor e cola em bastão.
Valor: R$ 60
Local da Ide Escola de Artes
Local  Av.José Próspero Jacobucci, 51 Campinas
Horario das 09h ás 12hs Quinta às 9:00 - 12:00
Fone 3296.3553 / 997248766
João bosco
997909852




2 comentários:

  1. ...muito grato pela divulgação! theo ide

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre um prazer colaborar, já que não posso participar, presencialmente, como gostaria... Sucesso a tod@s!!!

      Excluir

E aí, o que é que vc achou disso?