segunda-feira, 3 de abril de 2017

ESTAÇÃO DAS ARTES VISUAIS TRAZ FOTOGRAFIA DE RUA PARA A ESTAÇÃO CULTURA ATÉ 19 DE ABRIL - CAMPINAS/SP





ESTAÇÃO DAS ARTES VISUAIS TRAZ FOTOGRAFIA DE RUA PARA A ESTAÇÃO CULTURA
A Estação Cultura recebe a exposição “Eu Existo” do fotógrafo Kdu, a partir de 29 de março no espaço das galerias, para a edição  de março da Estação das Artes Visuais .
Estação das Artes Visuais é uma iniciativa da Coordenadoria da Estação Cultura em parceria com  a Usina Geradora, Ateliê da Estação Cultura e Ateliê Aquastre  do artista João Bosco.
A mostra fotográfica com 36 trabalhos, um painel de 2,00 x 90m no formato lambe-lambe e mais 35 fotos em papel  fotográfico na dimensão 29cm x21cm . A exposição traz um dos um dos gêneros mais conhecidos e admirados da fotografia gênero fotografia de rua com cenas  cotidianas do centro da cidade de Campinas.
A fotografia de rua é uma linguagem fotográfica que consiste principalmente no registro do cotidiano e de seus eventos corriqueiros e se desenvolve continuamente desde o século XIX, quando as câmeras portáteis começaram a se popularizar, principalmente a partir do trabalho de Eugène Atget, em Paris e de lá para cá nomes como Robert Doisneau, Vivian Maier, Brassaï, Cartier-Bresson ,no Brasil Evandro Teixeira, Walter Firmo,  entre outros tem mostrado  que as cidades são territórios construídos por fragmentos da narrativa e o olhar do  fotógrafo andarilho  que percorre a cidade que é múltipla e muitas vezes invisível aos olhos e só visível ao olhar que quem a enxerga.Kdu enxerga e torna visível as imagens que muitos desejam não enxergar, ainda mais no contexto tão dual  da sociedade atual onde existe uma forte crítica, de um lado,  do outro lado uma imensa defesa dos movimentos sociais e programas sociais para os que vivem marginalizados na sociedade. Para o fotografo, que é autodidata, mostrar que o problema existe, e o problema não é a pessoa, a pessoa é apenas o reflexo, o resultado do contexto que a sociedade criou.
As imagens em preto e branco, com contraste duro da mostra “Eu Existo”  trazem  a reflexão sobre a igualdade perante a sociedade.
No saguão principal, devido ao sucesso foi prorrogada a exposição NEW, onde o público poderá  visitar  9 objetos em metal,  nas dimensões que  variam de 0,70 m a 2,5 m do artista New que  desenvolve seu trabalho a partir de sucata. Ele esculpe de forma minuciosa animais míticos, peixes e aves a partir de materiais coletados no ferro-velho, elementos que foram jogados no lixo, os quais, nas mãos dele, viram artigos de arte.

SERVIÇO:
Exposições:
EU EXISTO”, do fotografo Kdu
 “NEW”, do artista plástico  New
Abertura: 29 de março (quarta-feira) às 15 h
Visitação: de 30/03 a 19/04.
De segunda a sábado das 8h às 22h domingo das 9h às 20h.
Fabiana Ribeiro
Estação Cultura
Secretaria de Cultura
Prefeitura de Campinas

Fone: 19 - 3705.8035

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, o que é que vc achou disso?