quarta-feira, 18 de outubro de 2017

3ª EXPOSIÇÃO NACIONAL ARTE SOBRE CAIXA DE FÓSFORO

A Prefeitura Municipal de Piracicaba, através da Secretaria da Ação Cultural e Turismo - Casa do Povoador, estará realizando no período de 07 de dezembro de 2017 à 18 de fevereiro de 2018, a 3ª Exposição Nacional "ARTE SOBRE CAIXA DE FÓSFOROS" - 2017, cujo regulamento e ficha de inscrição encaminhamos em anexo.
Esperando contar com a sua participação, colocamo-nos a disposição e ficamos no aguardo da sua inscrição.
Att.,
 
 
MARGARETE ZENERO 
Encarregada de Equipe - Casa do Povoador
(19) 3434-8605

Formulário de inscrição e regulamento, acesse

http://www.piracicaba.sp.gov.br/semactur+oferece+inscricoes+para+exposicao+arte+sobre+caixa+de+fosforos.aspx

NA LIDA, COM O AVESSO DO IN-VERSO - JOÃO BOSCO - CAMPINAS/SP MONOTIPIAS RECORTADAS





Na lida, com o avesso do in-verso
É oportuno lembrar o que sempre sabemos;
É oportuno lembrar o que sempre somos.
Sim, lembrar o que vivem  a nos silenciar –
Nossa presença partida em cansaço e espera;
Fragmentos atados no exercício do corpo que se estende,
                                                                               desdobra,
                                                                                ramifica...
Criação que  cria no tempo que vira espaço de ser: aqui.

Eni Ilis

É oportuno também  lembrar das palavras de Manoel de Barros em uma entrevista, falando de seu processo de escrita.  Processo que ilustra o que se oferece nas imagens: “Escrevo meu avesso in-verso; por isso não sou de entendimento linear. Sou um ser difícil, contraditório, inseguro. Sou um antro de incertezas. Sou complicado. Por isso, em vez de dizer: Sou ávido de seu beijo, eu digo: Estou com febre em sua boca. As duas frases dizem a mesma coisa. Só que a primeira frase é reta, sem metáfora. E a segunda é curva, com enleios. Meus leitores têm que ter enleios, têm que ser enrolados por dentro para acompanhar as curvas que os meus versos fazem. Que as metáforas fazem. Sou difícil porque escrevo por de dentro. “ (Manoel de Barros)1
A ação de criar é inerente ao ser, engendra-se no dentro, no avesso, da própria matéria que se é. Dai ritmo e tempo singulares que conjugam com todos os outros. E se confessa que precisa de leitores com enleios, não é diferente aqui, pois nas manchas e caminhos das presenças aqui retratadas, precisa-se também de enleios de guia e companhia. Eis a lida de quem contempla...
1 (revista Cult, ano II, n. 15)
É também bom lembrar que as obras apresentadas nessa exposição são monotipias recortadas nas  quais  o seu resultado como tal é o avesso e esses são  colados sobre telas   e durarex .

Serviço
Exposição Na Lida, com o avesso do in-verso.
Artista: João Bosco
Abertura: 19 de Outubro as 10:00 hs
Periodo : de 19de Outubro á 20 de Novembro de  segunda a sexta-feira
Local : Ide Escola de Arte
 Endereço  Av. José Próspero Jacobucci, 51A - Parque das Universidades, Campinas - SP
Entrada Grátis
Estacionamento  Próprio.
Contato
F. (19) 3296-3553 / (19) 3203-3553
WhatsApp (19) 99724-8766
ideartes2002@yahoo.com.br
http://escolaide.com.br/
contato@escolaide.com.br




CONVOCATÓRIA DE ARTE POSTAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)


CONVOCATÓRIA DE ARTE POSTAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)

TÍTULO: “LITERATURA E OUTRAS LINGUAGENS”

HISTÓRICO: “Nós somos um grupo de alunos cursando a disciplina de “Literatura e outras linguagens” ofertada pelo curso de Letras da UFPR. Nossos estudos concentram-se em Intermedialidades com ênfase no diálogo entre Literatura e outras formas de Arte. Nossa professora, Dra. Anna Beatriz Paula, apresentou a Arte Postal como uma dessas criativas possibilidades de diálogo interartes. O Escriba Celestial, um dos membros da União Internacional de Artistas Postais (IUOMA), esteve em uma de nossas aulas e nos mostrou artes postais que ele recebeu de diferentes partes do mundo. Então nós decidimos propor uma Convocatória Internacional de Arte Postal, além de – claro – produzir nossas próprias peças de Arte Postal”

PROPUESTA: Crie uma arte postal que represente um livro, um trecho de um livro, uma poesia, a sua própria poesia, enfim, o que sua intuição lhe sugerir e envie-a para nós. Os trabalhos serão expostos em varais com os de pendurar roupa, assim, por favor, envie apenas trabalhos passiveis de serem expostos dessa forma.  TAMANHO: até A4, de preferencia tamanho cartão postal 10x15cm. PRAZO: 21 de novembro de 2017, quando haverá uma exposição aberta ao grande público na própria UFPR. CERTIFICADO: a UFPR enviará certificado de participação pelo correio a todos os que enviem seus trabalhos.

IMPORTANTE: Os trabalhos não serão devolvidos e passarão a fazer parte do acervo da UFPR.  Todos os trabalhos serão exibidos contanto que se relacionem com o tema da convocatória e não sejam considerados ofensivos. NOME, ENDEREÇO e @-MAIL devem  constar na sua arte postal.. 

ENDEREÇO PARA ENVIO:

Profa. Dra. Anna Beatriz Paula
Depto de Letras - UFPR
Caixa Postal 4926
Curitiba, PR
82530-981

CURADORIA E INFORMAÇÕES ADICIONAIS: celestialscribe@unipazparana.org.br