LINGUAGENS DO PAPEL – CLODOMIRO LUCAS
Na manhã que desperta
O jardim não mais geometria
É gradação de luz e aguda
Descontinuidade de planos.
(Orides Fontela)
Se podemos nos deter nos detalhes, podemos também nos deter onde os detalhes se trançam. Papel suporte, papel espaço? Também, papel território e território em cores e espessuras e texturas. Mais que chamar o traço e a pincelada, convocam mais que o olhar , o toque. Dá vontade de tocar, como a fruta? Dá vontade de tocar, como a pele?
Conhecimento sem diretriz, posto que, arcaico. Tocar com os dedos e com o olhar as configurações do papel, não é descobrir um chão? Um sentido? Papel território, acolhe silêncio e tempo de um fazer.
O PAPEL EM EXPOSIÇÃO
Utilização
O desenvolvimento do papel artesanal, entretanto, não fica restrito, ao suporte de obras de arte. atualmente é utilizado segundo conta Clodomiro na confecção de certificados,envelopes etc. no Brasil, a técnica vem sendo testada com resultados positivos desde os anos 70. “A fabricação do papel artesanal tem despertado o interesse não só do artista como também do público em geral. O que a torna um tipo de arte que tem um futuro”, destaca.
(...) papel para seu trabalho em plena era tecnológica? Segundo explica Clodomiro, há no mercado brasileiro, carência de papéis com texturas variadas para elaboração dos trabalhos. A opção seria, conforme conta, a utilização de papel importado, ao custo de CZ$400,00 a folha. Por isso a alternativa fica sendo a própria fabricação do papel pelo artista. “O papel artesanal dá novo visual ao trabalho. É importante também a pesquisa que é feita até se chegar à textura pretendida para valorização da obra”, diz Clodomiro.
(...) união das duas artes: a fabricação do papel e sua utilização plástica. Para fabricá-lo entretanto, não bastam apenas a mistura dos ingredientes básicos – água, energia e fibras de celulose -, conforme explica Clodomiro. “É necessário conhecimentos sobre Botânica porque algumas plantas são perigosas e podem causar intoxicação em quem está fabricando o papel", avisa.
Exposição: 30 quadros de papel artesanal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
E aí, o que é que vc achou disso?