quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A NATUREZA RESPONDE

O animal da raça humana é o maior predador, não só de sua própria espécie, mas de todas as outras, e da natureza. Pensa que é superior, justamente porque pensa, e se acha dono de tudo, da terra, da água, do céu, das outras espécies, não se tocou ainda que é o contrário, a natureza é que é dona dele e que ele é apenas mais um elemento dela.
Em toda a sua permanência sobre a terra, esse bicho só fez devastar: faz o que quer, come o que quer, mora onde quer, não interessa se isso traz algum prejuízo para a vida comum.
O bairro onde nasci e me criei lá em Recife não era atingido pelas enchentes que assolavam a região, mesmo antes de Fernando Henrique (porque para o governo atual, tudo de ruim que acontece neste país, é culpa de Fernando Henrique), mas toda a cidade ficava entristecida com o sofrimento dos "flagelados", entretanto, não me lembro de ter visto nada parecido com o que está acontecendo na região serrana do Rio de Janeiro e no estado de São Paulo.
A natureza está repondendo com muita força a todo sofrimento que o bicho homem tem lhe causado. E isso não tem nada a ver com religião, não é nenhum tipo de castigo pelos "pecados da carne", por exemplo, nada sobrenatural, é tudo natural mesmo, extremamente natural; é a lei do retorno, naturalmente.
Estão dizendo que o tempo está incontrolável, ele não é controlável mesmo. Estão dizendo que a natureza está pregando peças...que é isso? A natureza não tem essa "astúcia", ela apenas responde. E como dizer que não se esperava esse tipo de resposta, se todo ano ela está se mostrando insatisfeita com o nosso comportamento? Será que é a primeira vez que esse fenômeno ocorre?
Não entendo por que os governos não investem em prevenção, preferem investir em programas emergenciais de resgate e reconstrução, quando gastam muito mais recursos e não resolvem nada. Aliás, acho que entendo sim. Resgatar vítimas e reconstruir deve render mais para cofres particulares. Será que essas toneladas de donativos, remédios e depósitos em contas bancárias, sempre chegam aos seus destinos? E, se chegam, de que adianta fazer isso agora e no ano que vem, e no outro também? Toda população é solidária, começa pelo pagamento dos impostos, mas os que pegam nessa grana toda não estão lá arriscando suas vidas, não pisam na água, na lama, só nos tapetes, ficam apenas sobrevoando, vendo pelos telões dos gabinetes, pensando numa forma de liberar recursos...etc...
Também não entendo por que reconstruir. Se o rio levou é porque ali não é lugar de ninguém morar, pronto! Pode ser bonito, pode ser na serra ou perto do mar, com uma vista privilegiada para privilegiados, mas não é área de moradia para bichos humanos. É difícil entender isto?! Para que reconstruir se a água vai levar de novo? Estão querendo fazer controle populacional desta forma? Não seria mais fácil ensinar como se faz planejamento familiar? Não né? Para que educar o povo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, o que é que vc achou disso?